João Vitor

João Vitor Romania Balbino (Américo Brasiliense, 3 de novembro de 1994), mais conhecido pelo seu nome artístico Jão, é um cantor e compositor brasileiro.

O apelido “Jão” veio de sua irmã, que o chamava por esse nome desde quando eram crianças. Jão foi criado em uma família que fala abertamente sobre sentimentos, o que o cantor considera como um dos fatores responsáveis pelo tom sentimental de suas composições. Durante sua infância, Jão possuía como referências artísticas a cantora Marisa Monte e o cantor Cazuza, que lhe influenciaram a mostrar seu talento em apresentações no teatro da escola e fazer aulas de instrumentos como violão, teclado e flauta. Em seguida, começou a compor e produzir sozinho em seu quarto no interior de São Paulo. Aos 17 anos, se mudou para cidade de São Paulo para fazer faculdade de Publicidade e Propaganda na Universidade de São Paulo (USP), chegando a cantar em bares e karaokês para conseguir dinheiro.[2] O incentivo de iniciar uma carreira profissional na música, veio dos amigos Pedro Tófani e Renan Silva, que ajudaram o cantor a fazer vídeos para o YouTube. Em entrevista, o cantor disse que o bullying que sofria na escola foi o motivo decisivo para se tornar cantor. Seu primeiro álbum, Lobos, foi lançado no mesmo ano em que se formou na faculdade, com TCC sobre o funk carioca e a cantora Anitta.

A paixão pela música, veio desde cedo, Jão cantava com sua irmã em vários festivais de sua escola. Mas tomou a decisão de ir morar em São Paulo para enfim, correr atrás de seus sonhos.

Em 2013, Jão começou a estudar Publicidade e Propaganda na faculdade, mas o que realmente queria, era viver da música. Ele já cogitou a ideia de fazer um show gratuito na Avenida Paulista para poder se divulgar, mas o evento não ocorreu. Vendo que poderia mostrar seu nome em uma outra forma, ele começou fazer covers para o YouTube, e foi ali que seu nome foi ganhando credibilidade, abrindo portas e oportunidades para o cantor e compositor.

Sua primeira aparição no YouTube, foi em 2016, com a música “Dança Pra Mim“, com participação de Pedrowl. Em seguida, veio “Medo Bobo“, de Maiara e Maraisa, “Bang” de Anitta entre vários outros. Com o sucesso e repercussão dos covers, ele assinou com a gravadora Headmedia, gravadora que produziu grandes sucessos, como, Anitta, Lexa, MC Guimê, entre vários outros.

Seus dois primeiros singles, foram “Ressaca” e “Álcool“, que foram lançados no mesmo dia, em 20 de outubro de 2017.

Em 17 de Janeiro de 2018, foi lançado o hit do ano, “Imaturo“, música que fez Jão ser reconhecido por todo Brasil, alcançando topo de várias paradas no Spotify, estando presente nas maiores playlist’s virais da semana.

No mês de Maio, de 2018, aconteceu a Premiação MTV MIAW, com sua primera edição brasileira, Jão ganhou na categoria “Presta Atenção“, com votos populares.