destaques
17/06/2024

Fãs do Jão e suas conexões com o ‘Supernova’

Supernova

Na última terça-feira (11), Jão lançou SUPERNOVA, uma versão deluxe do álbum SUPER, essa versão conta com oito faixas inéditas. São elas: ‘Religião’, ‘Acidente’, ‘Modo de Dizer’, ‘O Triste É Que Eu Te Amo’, ‘Carnaval’, ‘Locadora (Versão Estendida)’, ‘Supernova’ e ‘Paranoid’.

Não é surpresa para ninguém a conexão que Jão e suas músicas tem conosco, fãs. Ele tem o dom de nos fazer sentir em casa sempre que consumimos a sua arte, transformando seus shows em lugares seguros e tornando cada encontro uma experiência inesquecível.

Com a chegada do álbum deluxe de forma mais intimista, como um presente, segundo o próprio Jão, nossa equipe se reuniu com alguns fãs para conversar sobre as músicas que mais tocaram nossos corações, ou, que mais nos surpreenderam.

Veja o visualizer de ‘Religião’

“O Supernova chegou no momento ideal da minha vida, é meio louco como o Jão consegue transmitir exatamente o que estou vivendo ou o que está passando em minha cabeça. E é por isso que Religião é uma das minhas favoritas do álbum, viver um amor tão avassalador que você tem a pessoa como sua religião, sua alma e seu corpo por inteiro. É lindo como ele descreve o sentimento tão bem e que amar é realmente muito bom.”

Camilla – Fã (@rinassances)

Religião, é a primeira faixa do Supernova, foi também a primeira que os fãs conheceram (além de locadora). O cantor a apresentou ao vivo no show do Rio de Janeiro, mesmo momento em que anunciou a data do deluxe.

A segunda faixa do álbum, se chama Acidente e foi escrita em 2022, no entanto, o lançamento ocorreu apenas em junho deste ano (2024).

Veja o visualizer de ‘Acidente’

“A primeira vez que escutei acidente ela me pegou, porque na minha visão, ela é exatamente sobre aquela fase onde você não sabe em qual pé a relação está, mas você também não quer aceitar o fim de tudo, é sobre a sensação de deriva, quando você quer nadar para a superfície mas ao mesmo tempo a vista e a imensidão é tão bonita que você quer permanecer por mais um instante pra aproveitar daquilo mais um pouco, pra ver se algo em meio aquilo muda.. e por mais que você procure saída todos os caminhos levam a aquele mesmo lugar, a aquela mesma pessoa.”

Marie – Instagram manager do Jão Brasil (@cidadeafoga)

Pouco antes do lançamento de supernova, Jão divulgou em seu instagram um trecho de “Acidente”

“Juro eu entendo, tudo muda alguma hora, mas o meu forte é ficar… o seu é ir embora.

Tudo bem, finge que eu fui um acidente, vai me esquecer eventualmente, tua vida vai recomeçar…”

Post de @jão

Veja o visualizer de ‘Modo de Dizer’

“Desde a primeira vez que ouvi a música Modo de Dizer, ela me conquistou de uma maneira única. A princípio, foi a melodia que me encantou, uma canção pop com um toque de bossa nova. A combinação dos ritmos e a suavidade da voz me fizeram sentir vontade de ser feliz.”

Lari – Redatora, social media e gallery manager do Jão Brasil. (@ambicaoclassica)

Modo de Dizer é a terceira faixa do Supernova. Na primeira 24hrs de lançamento foi a música mais utilizada no TikTok e uma das mais faladas.

“Depois, lendo a letra, veio a identificação. De vários trechos, o que mais me pegou foi “E dependendo do que eu digo, capaz que saia no jornal, que com essa idade ficou meio tarde pra ser tão sentimental. Mas eu não posso evitar, se eu nunca aprendi o amor, e tudo, chegou no fundo tarde demais pra mim.“
Eu me identifiquei muito com essa parte, pois ela está presente na minha vida e acredito que também na vida de muitas pessoas da comunidade LGBTQIAP+. Crescemos com os padrões impostos pela sociedade e, quando esses padrões não fazem sentido para nós, sentimos um profundo deslocamento e não entendemos a razão desse sentimento. É nesse momento que a autodescoberta se torna fundamental. Acredito que esse processo é essencial, antes de descobrirmos “outra pessoa”, é fundamental descobrir a nós mesmos. E isso não se limita apenas à sexualidade, mas também envolve o autoconhecimento e o amor próprio. Ver um artista como o Jão abordar esse tema é reconfortante.“

Lari – Redatora, social media e gallery manager do Jão Brasil. (@ambicaoclassica)

Post de @jao

Jão também já havia dado spoiler de Modo de Dizer, em seu instagram, antes do lançamento, o cantor fez um post onde havia o trecho “e quando eu disse ‘eu não volto, amor’… foi modo de dizer“ na legenda.

”Desde a tracklist do supernova eu apostei em modo de dizer, sem saber o que esperar, e no fim foi muito mais do que eu esperava. Minha ligação com a música se vem por diversas situações, mas a que mais me impactou é em como ele diz que o amor e tudo que envolve chegou tarde pra ele, que é um sentimento que carrego muito comigo, por me privar de muita coisa e não ter vivido uma paixão adolescente, algo que me afeta até hoje e me afasta da ideia de conhecer pessoas novas, sem saber onde isso pode chegar.”

Cauan – Instagram manager do Jão Brasil. (@jaoradio)

E falando em HIT, outra música que conquistou o público logo de cara foi a quarta faixa: ‘O Triste É Que Eu Te Amo‘, na música consta um SAMPLE de “Young Folks“, canção de Peter Bjorn and John.

”O Triste É Que Eu Te Amo foi amor a primeira vista pra mim. Na verdade, antes mesmo dela ser lançada, quando fiquei sabendo do sample já sabia que ia ser uma das favoritas da discografia dele pra mim. Como fã de Gossip Girl, ver meu artista favorito interpolando uma música emblemática da minha série favorita foi um momento e tanto! Alem disso, a letra é a mais eu que ele lançou desde Gameboy (quem me conhece sabe).”

Vitor – Social media do Jão Brasil. (@vireioutro)

Veja o visualizer de ‘O Triste É Que Eu Te Amo’

”A primeira vez que eu escutei “o triste é que eu te amo” ela de cara já tinha conquistado o topo do meu ranking e permanece até agora, coisa de amor a primeira vista. eu gosto muito da dualidade do eu lírico, que cria uma linha tênue muito bonita, sendo ousado e agressivo mas também apaixonado e delicado. com o passar do tempo ele tem se tornado mais confiante para ser mais íntimo nas músicas, de um jeitinho que só ele consegue fazer, e isso aproxima nós, os fãs, dele. O que mais me chamou atenção na música foram as vozes de fundo. elas contribuem para a dualidade da música de uma maneira muito doce, até mesmo sublime. antes que esse disco lançasse eu me perguntei se teria alguma música mais transcendental que “sinais” e “o triste é que eu te amo” pode estar disputando. Essa música é um quebra cabeça resolvido. Eu amo cada detalhe nela e como tudo se encaixa, como eu me sinto no céu com a sensibilidade dele quando diz “eu quero ser seu homem” ou quando escuto as vozes de fundo. nunca vou esquecer como foi escutar essa música pela primeira vez e tô doida pra ver como ela vai ser no ao vivo.”

Jusp – Fã (@bytofani)

E quem escutou o álbum em ordem, viu a reviravolta que acontece de ‘O Triste É Que Eu Te Amo’ para ‘Carnaval’, além da controversa entre o nome da música e o que realmente ela representa.

Antes mesmo do lançamento, o Jão Brasil havia divulgado que seria a música mais triste do álbum e o cantor completou, que não seria uma música sobre carnaval.

Veja o visualizer de ‘Carnaval’

”Uma das minhas faixas favoritas só contém voz, violão e adição de trompetes na saída. a primeira versão da música com versos iniciais, vocais abafados, literalmente a menor faixa da discografia inteira do Jão. como bom adorador de “demos” ou ”versões cruas”, minha curiosidade sempre foi aguçada pra saber todo o processo que fez a música chegar até as plataformas do jeito que as pessoas ouvem. me identifiquei com a música de uma forma.”

Arthur – Fã (@invirbus)

Antes mesmo do lançamento de SUPER, Jão havia divulgado esse trecho. A música foi descartada no álbum e colocada na versão deluxe ‘supernova’, no entanto, o trecho ”Você pediu para eu te esquecer, então eu vou” não consta na versão finalizada e lançada.

Veja o visualizer de ‘Locadora’ (Primeira versão)
Veja o visualizer de ‘Locadora’ (Versão Estendida)

Apenas uma das canções, já era conhecida e muito amada pelos fãs de Jão, sendo ela, Locadora (Versão Estendida). A música ‘Locadora’ está presente no álbum SUPER, e durante os shows da turnê, Jão acrescentou uma ponte na performance ao vivo, o cantor presenteou os fãs com essa nova versão da música no deluxe: Supernova.

”Quando eu ouvi locadora pela primeira vez (em 2023, no lançamento de super), eu me identifiquei com ela por me fazer sentir um sentimento de nostalgia por algo que não vivi ou que ainda irei viver. E para mim, locadora passa uma mensagem para sempre valorizamos os bons momentos com aqueles que estão com a gente. Por que um dia, depois de tanto tempo, ficaremos apenas nas lembranças. Com a versão estendida, a música conseguiu ficar mais perfeita do que já era. E acabou me trazendo um sentimento de nostalgia ainda maior.”

Victor – Fã (@loczdora)

A Performance de Locadora, é um dos melhores momentos da Superturnê, com o momento “supercine“, onde Jão e sua banda estão sentados, como se estivessem em uma sala de cinema e experimentam comidas ou bebidas da região onde a apresentação está ocorrendo.

A sétima faixa do álbum, também é a faixa titulo: Supernova, desde a divulgação dos nomes é uma das mais esperadas.

”O arranjo da Superturnê em SUPERNOVA me deu um gelinho gostoso no coração. Eu sinto um toquezinho de liberdade na faixa, e tem uma das letras mais lindas do deluxe. E quando ele fala: “espera o céu da madrugada”, e “colidindo com as estrelas, chorando a morte delas” são minhas partes favoritas. Porque ele conseguiu colocar um universo dentro de uma música, com sentimentos.. dentre eles a liberdade, o amor, e o aconchego.”

Ariela – Criadora do JBR, designer/direção de arte e desenvolvimento. (@vocenaoacha)

ROCK IN RIO LISBOA

“Uma supernova é uma explosão estelar poderosa e luminosa.”

”Supernova se tornou minha música favorita desde que ouvi a primeira vez. A música retrata da ligação e importância entre duas pessoas, sobre se entregar pra alguém que você ama. Sinto que o Jão está me ensinando coisas que eu não consigo enxergar sobre me entregar por medo. Afinal, do que você tem medo?

Leticia – Responsável por coberturas em SP, tiktok manager. (@jaoapego)

Veja o visualizer de ‘Supernova’

”Eu amo o fato de terminar com outro instrumental que estava presente nos shows da Superturnê. Me sinto otária, e ele artista. SUPERNOVA esteve ali e eu nunca percebi.”

Ariela – Criadora do JBR, designer/direção de arte e desenvolvimento. (@vocenaoacha)

A música emocionou os fãs ao finalizar com a abertura da superturnê e surpreende os novos ouvintes.

SUPERTURNÊ NO ALLIANZ PARQUE

”Paranoid ganhou um grande espaço no meu coração. Pelo título, imaginava que seria uma música sentimental e em inglês (sou suspeita em falar que gosto do Jão cantando em Inglês, então imaginar ter uma canção na finalização das eras me deixou extremamente feliz). Mas quando lançou, ela foi um soco de realidade gigante.”

Gabriela – Fã (@ifthepainisreal)

Jão lançou uma música totalmente em inglês pela primeira vez em sua carreira: Paranoid. Esse é o nome da última faixa do Supernova.

”Paranoid é uma crua, com muita verdade, demonstra uma dor em duas versões, com um fundo de duas comparações, e com um sentimento leal do começo ao fim. “if the pain is real then why can’t i find the cure?” (“se a dor é real, então por que não consigo encontrar a cura?”) é tão real, sinto que é quando a dor está com você tão presente mas ao mesmo tempo tão invisível que no final tudo que queremos é não sentir e procurar uma solução para se livrar desse sentimento. Ver Jão cantando de forma tão calma algo tão cru, me fez me emocionar todas as vezes, e fará em todas que ouvi-la.”

Gabriela – Fã (@ifthepainisreal)

Veja o visualizer de ‘Paranoid’

”Paranoid é, definitivamente, uma das melhores músicas do Jão, do Supernova e uma das minhas favoritas da vida. Aquele sentimento de que estamos presos, vivendo uma paranoia, que estamos errados e que não merecemos as coisas boas da vida. O Jão sempre tão certeiro descrevendo o que se passa pela nossa cabeça e coração. É por isso, que o Supernova é, certamente, o meu favorito do Jão, por descrever o turbilhão de sentimentos que existe em mim no momento, que existiu no passado, não tão distante, mas que está tudo bem.”

Camilla – Fã (@rinassances)

Em entrevista para foquinha, Jão falou que fez Paranoid pois era uma vontade sua, lançar alguma música em inglês, por gostar de escrever em inglês e se desafiar.

”No décimo primeiro dia de junho, depois de tanto tempo de espera, “SUPERNOVA” chegou. e com ele, minhas queridinhas “carnaval” e “paranoid” , faixas essas que fizeram meus olhos brilhar de curiosidade quando a tracklist foi anunciada na apoteose. eu estava lá, e cá também.”

Arthur – Fã (@invirbus)

”Supernova agora é de vocês! É um presente pra agradecer pela turnê. Escrevemos essas músicas de 2021 pra cá, algumas sobre o que já passou, outras sobre o que estou vivendo – entre camarins, passagens de som e voos. Precisava dizer mais pra seguir com a página em branco para um novo disco. Nos vemos no J5!”

Jão

Hoje, completa 1 semana do lançamento de Supernova, que ocorreu na terça-feira (11)

”Ficar sem consumir música é como pausar a respiração por tanto tempo, que quando eu solto, o meu querer é absorver todo o oxigênio. penso que arte exige coragem, atitude, intensidade pura. É preciso sentir e fazer, nas entranhas de cada faixa ou em alguma dessas palavras há muito amor, processo de superação, amadurecimento. Mosaicos são feitos de vidro quebrado e continuam sendo arte, assim como o processo criativo. é sobre ser vulnerável, permitir sentir. A resposta para todas as perguntas é o amor, certo? sempre é tempo de começar, tentar, experimentar. Ao ouvir o “SUPERNOVA” como um trabalho inteiro, tendo conhecimento de se tratar de um ciclo final de uma quadrilogia, penso que o momento que Jão queria fazer as pequenas e grandes coisas que seu coração e alma desejaram tão freneticamente, ele fez. Não tenho muita certeza do próximo destino, soube que lá é transformador, viveremos novos acontecimentos que terão o poder de mudar nossos comportamentos para sempre. e para melhor. Mas, no agora, são p(artes) que causam orgulho de ver o que tudo isso se tornou após quase 6 anos desde o início de tudo.

Arthur – Fã (@invirbus)

Escute SUPERNOVA, em todas as plataformas digitais.

Spotify | Deezer | Youtube

PRÓXIMOS SHOWS:

26/07 – Festa Julina de Jundiaí (SP)
24/08 – SUPERTURNÊ Salvador (BA)
25/08 – Festival de Inverno Bahia (BA)
19/09 – Rock in Rio (RJ)
21/09 – Rock in Rio Dia Brasil (RJ)
12/10 – Festival Wehoo (PE)
18/01 – SUPERTURNÊ São Paulo (SP)

Confira mais em: Site do Jão

Matéria Autoral – Jão Brasil

Compartilhe:  
 

Galeria de fotos