Cantor paulista Jão retornou ao Espaço das Américas nesta quinta, 14, para mais um dos quatro shows esgotados em São Paulo. A apresentação faz parte da Turnê Pirata, a qual passará por diversas cidades do Brasil para promover o terceiro disco de estúdio de Jão, Pirata (2021).
Ao todo, Jão vendeu 32 mil ingressos em São Paulo — sendo 8 mil para cada noite no Espaço das Américas. Em entrevista à Rolling Stone Brasil pouco antes de subir ao palco, admitiu que não esperava tamanha repercussão:
“Eu achava que não ia esgotar nem a primeira. Fiquei muito feliz, fiquei bem lisonjeado.”
Jão
Em menos de um mês essa é a quarta apresentação do cantor em São Paulo. Além do Espaço das Américas, Jão também se apresentou no Palco Onix no sábado do Lollapalooza e, recentemente, abriu show da banda norte-americana Maroon 5 no Allianz Parque. Independente do público, o carinho com a apresentação é o mesmo, ressalta o cantor:
“Sempre que vou me apresentar em um festival ou em um público que não é o meu, eu sempre mentalizo muito antes de entrar porque eu preciso entregar o show impecável independente se a galera está ali para me ver ou não.”
Jão
Em relação ao show no Allianz Parque, a empolgação era maior ainda e, se depender de Jão, com certeza voltará ao espaço novamente:
“O Maroon 5 foi o primeiro contato com um estádio, que é um sonho na minha vida, então é um ensaio para algo que eu planejo fazer no futuro.”
Jão
Com um cenário impressionante e efeitos especiais de arrepiar, Jão transforma os palcos no fundo do mar ao adicionar elementos como um enorme navio que faz referência à estética marinha do disco. De acordo com o músico, tudo foi pensado em conjunto com uma equipe.
“A gente tinha vários projetos de palco antes desse, e esse era um dos finalistas.”
Jão
“O show é nosso produto final, então desde o início a gente começa a desenhar como vai ser. Tanto que os elementos do próprio álbum, as músicas do estúdio, elas se aproximam cada vez mais de um show ao vivo, que eu acho que é onde eu enxergo minha música.”
Jão
“A gente sempre pensa em um elemento principal, que na outra turnê foi a cabeça, teve a cruz e, conforme vai crescendo e ganhando dinheiro, a gente vai colocando algo maior, dessa vez foi o barco. Eu pensei tudo com o Pedro, e desde o início sempre tem que pensar se pode ser transportado para outras cidades. Então se é algo que não pode ser levado para outros lugares, a gente repensa porque não faz sentido fazer um show diferente em outra cidade. Então é um processo longo.”
Jão
Entre os hits da setlist, destaca-se “Pirata,” faixa que viralizou nas redes sociais, além de sucessos como “Vou Morrer Sozinho,” “Me Beija Com Raiva” e “Essa Eu Fiz Para Nosso Amor.” No entanto, Jão também tem as favoritas. Confira uma seleção das sete faixas que o músico mais gosta de tocar ao vivo:
1 – “Santo”
“Acho que é a música em que eu me sinto mais eu no palco, e ela tem a dancinha da galera da banda que é meu momento favorito do show”
contou Jão sobre o motivo de “Santo” ser sua canção favorita na hora de cantar ao vivo.
2 – “A Rua”
“Eu gosto muito de cantar ‘A Rua,’ porque eu bato [no instrumento] e solto muita coisa naquilo. Eu bato com força mesmo.”
Jão
3 – “A Última Noite”
“Gosto muito de ‘A Última Noite,’ porque, no meu show, eu fico muito em contato com o público, e ali é um momento em que eu fico comigo, que eu vou para cima do barco e eu performo meio que para mim. É um respiro bom para mim no meio do show.”
Jão
4 – “VSF”
Jão explicou que ama a canção “VSF” e revelou achar “muito divertido” performar a música nos palcos.
5 – “Imaturo”
“Imaturo”, do álbum Lobos (2018), foi a quinta canção mencionada por Jão. Segundo o cantor, ele adora cantar a faixa do disco de estreia nos palcos.
6 – “Coringa”
“Acho muito divertido”
comentou Jão sobre a faixa do disco Pirata (2021).
7- “Olhos Vermelhos”
“Em ‘Olhos Vermelhos,’ sempre estou muito tenso porque ela é uma música muito alta [no tom], então eu sempre fico ‘ai, está chegando a parte mais alta.’ Então, isso me deixa um pouco nervoso — mas, senão fosse por isso, ela seria minha favorita.”