NOTÍCIAS DESTAQUES
Confira a entrevista completa do cantor Jão para a Folha de São Paulo.

Em 2017, Jão fez seu primeiro show em São Paulo, e teve os ingressos esgotados.

A gente fez questão de fazer um pôster gigante escrito ‘esgotado’, a gente não entendia nada de show.

Jão

Jão só não imaginava que em apenas cinco anos, se tornaria um dos maiores artistas do país, com a turnê mais concorrida de 2022.

Após uma turnê bem sucessidade e totalmente esgotada, o cantor decidiu presentear os fãs com um show totalmente gratuito, em comemoração à esse ano que foi totalmente dele.

Para a retirada dos ingressos gratuitos, no primeiro dia, o site obteve mais de 500 mil acessos na fila virtual, fazendo com que a plataforma saisse do ar e precisando marcar uma nova data para a disponibilidade dos ingressos.

Na segunda vez em que a retirada ficou disponivel em menos de 4 horas, todos os ingressos já haviam sido retirados.

Acho que eu vou precisar de uma semana para processar o ano inteiro.

Jão

No mesmo ano, além de uma turnê bem sucedida, Jão se apresentou em diversos festivais, dentre eles, o LollaPalooza e Rock in Rio, sendo inclusive considerado o melhor show do seu final de semana. E o cantor ainda garantiu sua primeira indicação ao Grammy Latino, em 2 categorias.

Estou sentindo que são várias conclusões de ciclos, e eu sou uma pessoa que demora a processar as coisas que estão acontecendo.

Jão

Esse ano, Jão esgotou seis meses o Espaço Unimed, com capacidade de 8 mil pessoas, totalizando 48 mil ingressos vendidos em São Paulo.

Eu tenho um problema para comemorar e aceitar [conquistas], um medo de baixar a guarda e alguma coisa ruim ou alguma rasteira acontecer [risos]. E nesse ano acho que eu fui forçado a comemorar as coisas, a sentar e falar: ‘Não, está tudo bem, foi uma vitória’

Jão

Antes de cada show, Jão disponibiliza um Meet & Greet com fãs, os fãs adquirem dois dias antes do show através de ingressos limitados, com o valor 100% revertido à casa do vira lata, instituição que o cantor ajuda diariamente.

É um momento íntimo dele com os fãs

Renan Augusto

Para o cantor, esses poucos minutos com os fãs antes do show também é muito importante.

É sempre muito emocional, é pesado até, porque eu acho que eles nunca vêm só com a expectativa de tirar uma foto. E, para mim, isso é muito importante, porque o meu trabalho requer esse tipo de emoção, de atenção

Jão

Entre diversos fãs, Jão se orgulha de uma especifica, Lucinha Araújo, que já confesssou guardar recortes de revistas do jovem, já presenciou show e presentou o mesmo com canções exclusivas do filho Cazuza.

Desde o Rock in Rio [em que Lucinha subiu ao palco com ele] a gente vem conversando muito. Ela me fez um almoço de aniversário na casa dela que foi estranhamente incrível. A forma como ela me trata é muito gostoso.

Jão

No piquenine, Jão consta que ficou bem servido mesmo com suas limitações.

Eu sou vegetariano, e tinha coisas para todo mundo. Comi um risoto com uma farofa de banana, e tinha um bolo de bala de coco muito bom.

Jão

O cantor confessa que foi emocionante estar na casa de Lucinha por toda a sua história.

Tinha [uma foto em] um quadro com toda a galera mais lendária da música brasileira, abraçados, numa festa que devia ser o aniversário de alguém. Para ela, aquilo é a vida dela e faz parte da história e da memória dela. Para a gente, teria que estar em um livro de história.

Jão

O Cantor que já gravou com Nando Reis, fala sobre a importância desses grandes artistas de outras gerações

Acho muito legal que pessoas como a Gal tenham dado essa oportunidade de a obra dela não parar por ali, sabe? Acho que, da mesma forma como eu e outros artistas que estão começando agora somos hiper criticados por conta de diversos fatores, toda essa galera muito lendária também foi [criticada] na época que começou. Não estou me comparando, mas eu acho que artistas entendem. A música não para com a vida do artista, continua muito além. É muito inteligente da parte desses artistas muito mais consagrados olharem para a nova geração e darem uma oportunidade pra gente.

Jão

Jão comenta ser um grande fã de Marisa Monte, mas ter uma certa insegurança em encontra-la.

Eu tenho uma questão com encontrar pessoas que eu admiro e não ter a oportunidade de eles verem que eu sou uma pessoa legal. Às vezes é um momento tão curto e eu não queria falar qualquer coisa, tipo ‘ah, eu sou muito seu fã (risos). Até eu ter a oportunidade de sentar e tomar um cafezinho com a Marisa Monte, acho que prefiro não conhecer (risos).

Jão

O cantor é formado em publicidade e propaganda, pela USP. E já chegou a pagar a inscrição de vestibular para uma fã.

Eu sei o quanto a faculdade foi primordial na minha vida

Jão

Uma das figuras à presenciar um de seus shows, foi um ex professor da USP, Luli Radfahrer.

Estou numa mistura de feliz com perplexo. Muita gente com talento não enche uma coisa desse tamanho tão rápido. Sabe quando você está tentando entender? Não é nem um sonho que vira realidade porque a gente não sonha desse jeito. Isso aqui não é sonho. Isso aqui é delírio

Jão

Jão disse que apesar de tudo, ele e seus fiéis companheiros: Renan e Pedro sempre acreditaram que chegariam aonde estão e confessa tê-lo como um porto seguro.

É óbvio que a gente trabalha muito, que a gente dá o nosso sangue, mas também é uma questão de oportunidade, de sorte. Eu conto muito com a minha equipe e com meus amigos para me trazer para o chão. E para me colocar para cima também. Acho que [a música] é uma indústria que é muito fácil de as pessoas se rodearem de gente que fica te abraçando e rindo de qualquer coisa que você fale. Eles são bem o contrário. Me põem muito na realidade. E eu confio muito neles.

Jão

Sobre trabalhar com seus melhores amigos, Jão confessa que a maior dificuldade é deixar um pouco da intimidade de lado.

Às vezes a gente tem que simplesmente apagar que somos amigos. Numa reunião, quando a gente tem que decidir alguma coisa, não dá pra gente simplesmente mandar um ‘vai se foder’ ou ‘nossa, você um idiota

Jão

Apesar de em suas música sempre deixarem no ar sobre a sua sexualidade, apenas com o disco PIRATA, o cantor falou diretamente sobre ser bissexual.

Eu tinha muito medo de as pessoas usarem a sexualidade como algo que fosse uma manchete para elas. Sempre fui muito cuidadoso com isso porque não quero dar esse poder para elas. A minha sexualidade é minha, e eu vou falar e me expressar como eu quero. Depois que me firmei e entendi a minha voz, entendi que o que importava era o que eu falava. Foi quando eu me toquei que falar verbalmente sobre isso era interessante e necessário.

Jão

Apesar de sempre ter tido confiança que sua carreira daria certo, mas que não é apenas o trabalho que importa.

Vivemos numa época em que a gente é o que a gente faz, e só. E eu não quero ser ‘só’. Lógico que é a parte mais vital da minha vida hoje em dia, mas se isso não acontecesse, se eu não estivesse fazendo esses shows, se nada tivesse acontecido, eu não poderia parar de ser feliz

Jão

Texto Autoral

Fonte: Folha

ASSISTA NA JÃO TV

ASSISTA: Jão canta Cazuza em show de homenagem promovido pela Coca-Cola

ASSISTA NA ÍNTEGRA: Show da SuperTurnê no Allianz Parque

Jão canta com Roberto Carlos em especial de Fim de Ano.

JÃO BRASIL © 2023 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SUPERNOVA | DESENVOLVIDO POR ARIELA